O projeto se baseia na reconfiguração do centro de são bernardo do campo, a área delimitada fica entre a rua jurubatuba e a avenida francisco prestes maia, tal área serve como síntese para amliação desse projeto, nos mesmos moldes, para a cidade como um todo.
Observa-se nesse espaço problemas decorrentes de um crescimento sem planejamento, os rios deram lugar a avenidas, o transporte público é insuficiente e pouco integrado, não se apresentam sistemas de transporte alternativos, há um fluxo muito grande de pessoas durante o dia, em especial no polo comercial da rua marechal deodoro,e praticamente fluxo inexistente a noite, a maioria dos lotes apresenta uso monofuncional, o que transforma uma área com imenso potencial em um espaço com poucos atrativos.
O projeto busca tal reconstrução a partir das seguintes ações:
-intervenção em lotes subutulizados com três eixos de diretrizez.
Eixo cultural: proposta de criação de centro cultural, museu, teatro, sesc e universidade pública, compondo um conjunto com os edificios já existentes, como a recém reformada biblioteca monteiro lobato e a casa de camera e cultura.
Eixo multifuncional: proposta de criação de edifícios multifuncionais de até 8 pavimentos nos quais o uso varia entre habitações de diferentes escalas, hotéis e albergues, bem como a construção de espaços comerciais, como salas, lojas e um mercado.
Eixo verde: se baseia na contrucao de praças, áreas verdes e espaços destinados a praticas esportivas.
- proposta para construção de parques fluviais urbano nos eixos da avenida brigadeiro faria lima e franciso prestes maia.
- pedestalizarão de trechos da rua marechal deodoro, padre lustosa, rio branco e são savino.